top of page

10º CITADÃO

TUNADÃO 1998

 

10º CITADÃO anima Viseu

 

    Nos dias 2 e 3 de Maio decorreu em Viseu a 10º edição do Certame Internacional de Tunas Académicas do Dão – CITADÃO, organizado pela TUNADÃO 1998, Tuna do Instituto Politécnico de Viseu.

    Estiveram a concurso a Tuna Académica do IPCA – TAIPCA, a Tuna do Distrito Universitário do Porto – TDUP, a Tuna Universitis Scientarium Agrarium – TUSA, a Tuna Académica da Guarda, Copituna d’Oppidana e a Tuna Templária do IPT, mas foi a TAIPCA que se consagrou como vencedora do 10º citadão. Pedro Curval, magíster da TAIPCA, declarou que “ vencer o festival é espetacular”, acrescentando ainda que “ não estávamos nada à espera. Fizemos o nosso melhor tal como todas as outras tunas fizeram o melhor delas”.

    O evento começou com a receção das tunas académicas vindas de vários pontos do país como Barcelos, Porto, Açores, Guarda e Tomar. Para o Tuno-Mestre da Tunadão 1998, Alexandre Figueiredo, “um dos grandes objetivos é que os tunos levem para as suas cidades vivências inesquecíveis desta que é a melhor cidade para se viver”.

    No dia 2, pelas 22 horas as tunas entraram pela primeira vez em palco na aula magna do IPV, com a noite de serenatas, após a atuação do Real Tunel Académico, tuna convidada pela TUNADÃO 1998. A tarde de dia 3 foi dedicada ao Passacalles, no qual as tunas percorreram e animaram as ruas de Viseu, começando no Rossio e com destino à Sé. A noite do mesmo dia contou com a participação da Infantuna que abriu o festival. No final das atuações, foram entregues os prémios, uns deliberados pelo júri e outros pela organização. O júri era constituído por entidades com experiência no mundo da música, teatro, cinema e televisão. Carlos Clara Gomes, diretor artístico da tuna organizadora do festival, foi o presidente do júri.

EVENTO

PASSACALLES

PRÉMIOS

TUNAS

INÍCIO

POR DANIELA GUERREIRO

bottom of page